Arquidiocese de
Região Episcopal de Santana
Paróquia tem 79 anos de fundação
O começo de tudo.
Em 1929, sabedores da existência de uma suposta cláusula no documento, que exigia a construção de um templo em dez anos e que, se o templo não fosse construído nesse prazo, o terreno voltaria aos herdeiros do casal, os Srs. Francisco A. Branco e Izaura de Almeida, juntamente com outras pessoas da comunidade, tentando preservar a doação, limparam e começaram a preparar o terreno para a construção de um barracão de madeira. O terreno era em forma de barranco, cheio de minas d'água, o que dificultava o trabalho. O primeiro casamento realizado foi o de Izaura de Almeida e Francisco A. Branco. O casal, por devoção à reza do terço, escolheu o nome de Anunciação para a capela. (texto publicado no Facebook, perfil de Shirley Carille, que fez a pesquisa a partir da revista de Neusa Amaral: "Paróquia N.S.da Anunciação - 60 anos de História - 1939/1999").

Dez anos depois.

Fundada em oito de dezembro de 1939, por Dom José Gaspar da Fonseca e Silva, a Paróquia Nossa Senhora da Anunciação comemorou em 2017 oitenta e oito anos de existência, na mesma data em que se comemora a festa da Imaculada Conceição. O primeiro pároco foi o padre Luiz Gonzaga Biazzi, que permaneceu na igreja até o seu falecimento (1974). Vieram depois os padres Elísio de Oliveira, José Maria Afonso, Antônio Simões Dias, Antônio Tozzelli, Laerte Vieira da Cunha. Outros padres também trabalharam pela Anunciação, como vigários paroquiais: Reinaldo Emilio, Fernando Moreira, Benedito Ferreira Borges, Edival Alves dos Santos e Valdecir Ferreira, sem esquecer a colaboração de vários seminaristas que passaram temporadas na igreja.
De dezembro de 2006 a julho de 2010, a igreja ficou sob responsabilidade do padre Geremias Gomes dos Santos, que contou com o  apoio do padre Erly Guillén Moscoso na direção da paróquia.
Em agosto de 2010, o padre Edival Alves dos Santos voltou a trabalhar pela Anunciação, desta vez como pároco. Em fevereiro de 2014 foi nomeado o Padre Antônio José Laureano de Souza como Administrador Paroquial. Em 2017, Padre Antônio foi designado como Pároco.
Arquivo do Informativo Anunciando