Arquidiocese de
Região Episcopal de Santana
Paróquia tem 79 anos de fundação
O começo de tudo.
Em 1929, sabedores da existência de uma suposta cláusula no documento, que exigia a construção de um templo em dez anos e que, se o templo não fosse construído nesse prazo, o terreno voltaria aos herdeiros do casal, os Srs. Francisco A. Branco e Izaura de Almeida, juntamente com outras pessoas da comunidade, tentando preservar a doação, limparam e começaram a preparar o terreno para a construção de um barracão de madeira. O terreno era em forma de barranco, cheio de minas d'água, o que dificultava o trabalho. O primeiro casamento realizado foi o de Izaura de Almeida e Francisco A. Branco. O casal, por devoção à reza do terço, escolheu o nome de Anunciação para a capela. (texto publicado no Facebook, perfil de Shirley Carille, que fez a pesquisa a partir da revista de Neusa Amaral: "Paróquia N.S.da Anunciação - 60 anos de História - 1939/1999").

Dez anos depois.

Por Decreto de Dom José Gaspar de Afonseca e Silva, Arcebispo Metropolitano de São Paulo, justificada pela necessidade de se aumentar o número de Paróquias, considerando a grande extensão territorial a ser coberta pelas Paróquias de Sant'Ana e de Vila Maria e devido ao crescimento da população, bem como o desconforto dos fieis que tinham que se deslocar até a matriz, para recebimento de sacramentos e participar das celebrações, o Arcebispo delimitando o território de atuação, foi instituída a paróquia amovível de Nossa Senhora da Anunciação. Fundada em oito de dezembro de 1939, por Dom José Gaspar da Fonseca e Silva, a Paróquia Nossa Senhora da Anunciação comemorou em 2018 setenta e nove anos de existência, na mesma data em que se comemora a festa da Imaculada Conceição.

Padres que passaram pela Paróquia, sem esquecer a colaboração de vários seminaristas e diáconos que passaram temporadas na igreja:
Cônego Luiz Gonzaga Biazzi - paróco de 1939 a 1974
Padre Mário Beatriz de Almeida - Vigário Cooperador - 1968
Padre Elisio de Oliveira - Pároco de 1984 a 1975
Padre José Bezerra Sobrinho- Vigário Paroquial - 1974
Padre José Maria Afonso - Uso de Ordens de 1975 a 1986
Padre José Vieira de Moraes - Pároco - 1981
Padre João Augusto Monteiro - Sem Provisão - ajudou o Padre José Vieira
Padre Sérgio Matarazzo - Vigário Paroquial - 1986
Padre Antônio Simões Dias - Pároco de 1986 a 1995
Cônego Antônio Tozelli - Pároco de 1995 a 1999
Padre Benedito Ferreira Borges - Vigário Paroquial 1997
Padre Fernando da Silva Moreira - Sem Provisão
Padre Reinaldo Emílio - Sem Provisão
Cônego Laerte Vieira da Cunha - Pároco a partir de 20/07/1999 até nov/2006
Padre Edival Alves dos Santos - Vigário Paroquial a partir de 23/09/1999 e como Pároco de ago/2010 até fev/2014
Padre Geremias Gomes dos Santos - Pároco de dez/2006 a julho/2010
Padre Erly Guillén Moscoso - sem provisão - ajudou o Padre Geremias
Padre Antônio José Laureano de Souza - fev/2014 como Administrador Paroquial. Em 2017, Padre Antônio foi designado como Pároco.
Arquivo do Informativo Anunciando